Código: | LAIS20020 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ABEM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa Filipe Manuel Carapeto Fialho |
Português
Pretende-se com esta Unidade Curricular de Opção desenvolver competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu. A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em cinco eixos: Ver, Ler, Pensar, Produzir e Animar. O aprofundamento teórico atualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Com esta UC pretende-se dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita. Também se estimula a produção de
textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizam-se e planeiam-se atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos e organizam-se e produzem-se materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Intervir, através da apresentação de propostas de atividades originais, na animação dos locais de estágio.
Conceitos fundamentais em Leitura, Museologia e Bibliotecas.
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus.
-Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos.
- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e práticas.
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que as(os) estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da leitura, bibliotecas e museus para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a públicos diversificados.
Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca e o museu podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região.
Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas.
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos.
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais.
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção.
As sessões compreendem: (i) Leitura, discussão e análise de textos; (ii) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura; (iii) Elaboração de pequenos comentários críticos; (iv) Visitas de estudo reais, com produção de 2 relatórios críticos finais (v) Apresentação e discussão de propostas de intervenção.
O trabalho desenvolvido na UC é objeto de avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco) + Avaliação sumativa (global) sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de Estágio, sobre bibliotecas ou museus (em grupo, até 3 elementos (- e estiverem no mesmo local de estágio; individual se não for o caso; a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto, que tem de ser apresentada em sessão de aula (Individual).
Se se pretende que as(os) estudantes sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) há que ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos e ver muitas outras propostas de dinamização de coleções já existentes.
A proposta e produção de atividades para intervenção permite a verificação do desenvolvimento de capacidades que reflitam o contributo teórico e reflexivo da UC na formação dos estudantes.
Estão previstos diferentes produtos de avaliação:
Trabalho presencial (20%)
3 intervenções (oral e/ou escrita)
Proposta de animação (50%)
Entrega 1º esboço – 21 janeiro
Entrega do 2º esboço – 31 janeiro
Entrega versão final – 22 fevereiro
Visitas (30%) – (15%+15%)
Preparação -5%
Relatório – 10%
Visitas – 14 abril
Entrega dos relatórios – 22 abril
O atraso na entrega ou a sua não entrega terá implicações na nota final: menos 2% (1 dia de atraso) a que se soma 1% por cada dia extra de atraso até um máximo de 15%
As/os estudantes têm de participar em metade das sessões para poderem beneficiar do regime de avaliação contínua; as/os trabalhadores-estudantes estão abrangidos pelo ponto 3 do artigo 24º do regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS.
Em cada sessão é sempre recomendada bibliografia específica.
ANICO, Marta (2008) Museus e pós-modernidade: discursos e performances em contextos museológicos locais. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. [tese] (Cota: 069 (469.411) ANI-MUS)
BARBOSA, Sandra Daniela Ferreira (2006) Serviços Educativos online dos Museus: Análise de actividades. Braga: Universidade do Minho.
GARCIA, Nuno Guina; O museu entre a cultura e o mercado: um equilíbrio instável., Coimbra: Instituto Politécnico, 2003 (Cota: 069.1 GAR-MUS)
GUEDES, Maria Carmina Brito de Arriaga Correia (2002). Guião para professores "A escola vai ao museu". Lisboa: IIE. [Cota: 371.233(036) GUE-GUI]
GONÇALVES, Alexandra R (2007) Museus, Turismo e Território. Peniche: Congresso Internacional Turismo da Região de Leiria e Oeste.
Instituto Português de Museus: http://www.ipmuseus.pt/pt/ipm/A3/IH.aspx
Museologia e animação de espaços museológicos (2000) Santarém: Escola Superior de Educação. (Cota: 069.61 MUS)
Organismo mundial para as artes performativas: http://www.iti-worldwide.org
Rede bibliotecas escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
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